Follica: Fim da queda de cabelo através da dermabrasão.

Posted by

A premissa adotada pela empresa é amplamente conhecida, trata-se do tratamento da calvície através da ruptura da pele, semelhante ao microagulhamento, só que elevado a um novo patamar.

gzh2n1ft

Quando o assunto é cura para calvície hereditária, Follica é a empresa que nos manteve em suspense por mais tempo.

A empresa não é nova, e quem observou o desenvolvimento dela ao longo dos anos chegou a descartar que alguma coisa fosse sair da pesquisa dela, tendo em vista a completa ausência de notícias durante um longo período.

Sinceramente, tudo apontava na direção de mais uma empresa a naufragar buscando a cura para calvície, a exemplo de outras como Intercytex e Aderans.

Contudo, para surpresa e alegria de todos nós, no final do ano passado, Follica anunciou que eles continuam trabalhando no desenvolvimento de um projeto, que, segundo afirmam, colocará um fim à queda de cabelos até 2020.

Para muitos, soa como se eles estivesse de volta ao jogo. Será?

Novamente, a empresa não deu muitas informações a respeito do seu projeto, sendo que até o momento, sabe-se que o tratamento envolverá dermabrasão, e, toma como base, estudos que já comprovaram a  ampliação da eficácia de  compostos como o Minoxidil pelo microagulhamento (dermarolling).

Se você já está familiarizado como o microagulhamento (dermarolling) como tratamento para calvície, deve saber que o processo se popularizou por volta de 2015, chegando a diversos fóruns de internet americanos, nos quais alguns usuários postavam fotos nas quais praticamente destruíram seu couro cabeludo com a esperança de que com a regeneração da pele, os folículos capilares também seriam regenerados.

Após ver cabeças ensanguentadas por toda Internet, algumas pessoas se interessaram o suficiente para se aventurar na “moda” do microagulhamento (dermarolling) no couro cabeludo.

O que poucos imaginavam é que o microagulhamento (dermarolling) não era só uma atitude desesperada dos calvos, mas algo que tinha base científica, confirmada por diversos estudos.

Aparentemente, quando as células estão se movimentando para fechar uma ferida na pele, elas tem a opção de fazer epiderme ou de fazer folículos capilares, há uma pequena janela de oportunidade. A ideia por trás do Follica, é encontrar uma maneira de direcionar as células à criação de novos folículos.

Follica, a empresa

 

Criada em 2006, Follica é uma empresa sob a direção de pessoas muito bem sucedidas em suas respectivas áreas de pesquisa.

Com sua equipe principal sendo composta por um grupo de pessoas com experiência em diversas áreas da medicina, além de farmacêuticos e pessoas que dominam o desenvolvimento de dispositivos médicos e de software, esta empresa é extremamente qualificada para construir um futuro tratamento para calvície.

Um dos cofundadores, Dr. George Cotsarelis,  é presidente da Divisão de Dermatologia da Universidade da Pensilvânia, além de também ser  professor no Departamento de Dermatologia da Universidade.

 

hqdefault

 

Ele também foi parte de muitos projetos de pesquisa envolvendo câncer de pele, ferimentos, envelhecimento e células estaminais. Enfim, Dr. Cotsarelis é um especialista respeitado. Seus artigos foram publicados mais de quarenta vezes e ele também tem várias patentes emitidas e pendentes.

Ressalte-se ainda que Follica festá fazendo parceria com dermatologistas influentes, cujas realizações em seus departamentos como perda de cabelo e biologia de células estaminais epiteliais são incomparáveis.

Liderada por um time promissor, Follica quer abrir  o caminho para solucionar um dos maiores problemas da estética mundial.

A tecnologia desenvolvida por Follica tem 1 finalidade!

O objetivo principal da companhia é revolucionar os tratamentos para calvície, não apenas fortalecendo os cabelos existentes, mas proporcionando a criação de novos folículos capilares.

Como se sabe, os tratamentos hoje conhecidos e aprovados envolvem apenas a manutenção dos cabelos que o paciente ainda tem.

A nova tecnologia visa abrir uma “janela de oportunidades embrionária” na pele, através de sua ruptura (ou queimadura, já que se trata de dermabrasão), aproveitando as células que reparam o tecido e induzindo elas a produzir novos folículos.

Dessa forma, fica claro que  o objetivo do tratamento não é apenas estimular os folículos existentes, mas também produzir novos saudáveis com o uso de células-tronco epiteliais. O conceito básico da terapia de Follica é a ruptura da pele, seguida da aplicação de um composto tópico.

Nesse aspecto, é perceptível a relação com o microagulhamento (dermarolling).

Até o momento, o que sabemos é que um dispositivo de dermabrasão será utilizado no processo, não havendo utilização de agulhas. Sabe-se também que o tratamento consistirá em duas etapas.

 

As 2 etapas do tratamento com Follica

O tratamento será dividido em duas porções, uma no consultório e a segunda parte feita em em casa, pelo próprio paciente.

No consultório, o que se buscará  é a ruptura da pele. Na segunda parte do tratamento, o paciente usará uma combinação de produtos em seu couro cabeludo.

Por razões muito óbvias, Follica quer manter as informações acerca desses produtos que serão utilizados em segredo. Assim, permanece a questão sem resposta: Por que não vimos nem uma única sugestão dos produtos que o tratamento diário utilizará?

Pesquisando sobre a empresa, nota-se que não existe nenhuma patente registrada para qualquer novo medicamento. Sabe-se que Cotsarelis teve amplo envolvimento com a pesquisa que desvendou a relação entre a calvície e as prostaglandina D2. Talvez um inibidor de PGD2 como setipiprant? Talvez minoxidil?

Uma coisa que chamou a atenção de todos é a característica única do tratamento – um aplicativo para smartphone. O aplicativo foi projetado para ajudar os usuários do tratamento a personalizar o processo.

O aplicativo é responsável por medir as dosagens e também encomendar os novos produtos para entrega em domicílio. Isso, naturalmente, não é a base do tratamento, mas a singularidade do que é certamente é uma boa idéia, ao menos para a empresa, que vai criar um sistema recorrente de vendas.

Follica apresentou a linha do tempo de seu projeto em abril de 2016, eles disseram que esperam aprovação FDA até 2017 e intenção de ter um lançamento comercial em 2018. De acordo com seu novo site, eles ainda estão perseguindo esse objetivo.

Quer ficar por dentro das principais notícias relacionadas à cura da calvície? Clique na barra a direita e coloque seu e-mail, sempre que houver novidade você será avisado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s