Histogen: Cura da calvície através da hipoxia de células tronco? Chega ao mercado em 2018.

Posted by

Histogen promete ser o mais eficiente tratamento regenerativo de cabelos, chegando ao mercado até 2018!

histogen-0816-interview

Desde a última década, Histogen é provavelmente o mais comentado dos futuros tratamentos para calvície. Sabe, aqueles que nunca chegam ao mercado? Então, Histogen já é figurinha carimbada.

 

Em que pese a demora, os testes clínicos com o  a fórmula HSC comprovaram eficácia e resultados em um curto espaço de tempo, o que é a principal razão para a atenção de investidores despertada recentemente pela empresa.

Como surgiu a empresa Histogen?

Histogen foi fundada no ano de 2007 em Delaware, EUA. A sede e as instalações de pesquisa de Histogen estão em San Diego, Califórnia.

Desde o início, Histogen adotou na fórmula HSC a utilização de proteínas e fatores de crescimento produzidos através da cultivação de células secretadas através da hipoxia de células embrionárias. Não se tratam de células embrionárias, mas sim de fatores de crescimento secretados por células embrionárias.

A fundadora da empresa, Dra. Gail Naughton,  é uma mulher altamente experiente no campo da engenharia de tecidos. Sua grande descoberta foi que proteínas e outros fatores de crescimento são produzidos por células pluripotentes (tronco) cuja hipoxia é induzida artificialmente.

Esta tecnologia e ideia engenhosa é protegida por duas patentes nos EUA e na Europa.

O que é o tratamento?

O tratamento ocorre através de múltiplas injeções de fatores de crescimentos contidos numa forma líquida patenteada, chamada HSC.

2879_image1081

“Hair stimulating complex”, como dito acima, é uma formulação que utiliza secreções de células neonatais cuja hipoxia é induzida, sendo que essas secreções contém fatores de crescimento que são injetados no couro cabeludo.

Ou seja, o método é “sufocar” células embrionárias, forçando-as a secretar fatores de crescimento e proteínas como folistatina, VEGF e KG. A folistatina, em particular, tem sido associada à proliferação de células estaminais foliculares.

Esses múltiplos fatores de crescimentos contidos na fórmula ajudam tanto a suprimir fatores que inibem o crescimento dos fios, quanto a estimular aqueles que promovem a regeneração e crescimento dos fios.

 

Resultados dos testes clínicos

Os resultados dos testes clínicos até agora são bastante animadores.

 

Durante os testes do tratamento, quando se procedeu contagem de fios, verificou-se um aumento substancial na após 12 semanas de tratamento

Depois de quatro injeções, o resultado foi:

  1. Contagem total de fios: +51%
  2. Fios terminais aumentados: +123%

 

Isso com apenas quatro injeções. Na terceira fase de testes, a ser desenvolvida no México, a Dra. Gail Naughton promete aplicar uma dosagem maior do produto, em maior espaço de tempo, uma vez que nos testes clínicos do produto, não se verificaram reações adversas, e o produto é tido como completamente seguro.

Algumas fotos mostram o antes e depois de pacientes que se submeteram ao tratamento durante a fase de testes clínicos:

 

slide15

O tratamento mostrou ainda mais eficácia em mulheres:

histogen-hsc-trial-photo

 

Quando chegará ao mercado?

Ao que parece, Histogen chegará primeiro ao México e China, chegando aos EUA por último. Isso se deve as regulações do FDA (ANVISA americana),  muito burocráticas, dificultando a aprovação de novos tratamentos.

Desse modo, o lançamento no México permitiria acessar o mercado americano sem se submeter a tantas restrições, uma vez que a aprovação do tratamento é um procedimento mais rápido em território mexicano.

Nos EUA, 87 milhões de pessoas sofrem de queda de cabelo, e apenas 7% se submetem a tratamentos clínicos ou medicamentos. Histogen quer mudar esse panorama com sua tecnologia.

Nesse contexto, a  Dra. Naughton confirmou recentemente que a companhia realizará a terceira fase de testes do produto em 330 pessoas no México, divididos por 3 locais, com injeções no início, 6 semanas depois e 12 semanas depois.

A conclusão dessa terceira fase de testes é aguardada para o fim de 2018, a partir do que, de acordo com a empresa, se seguiria a comercialização do produto.

 

Conclusão

 

A tecnologia HSC já provou em testes clínicos iniciais ser muito superior aos tratamentos convencionais sem efeitos colaterais.

O que separa Histogen dos demais tratamentos existentes hoje é que HSC é o único que se debruça sobre fatores de crescimento secretados naturalmente por células embrionárias. Ou seja, não é induzido por qualquer agente químico, mas sim pelos processos naturais de regeneração do corpo.

A presença da proteína Wnt 7a na sua fórmula ressalta a importância do produto, uma vez que a dita cuja constitui os folículos capilares sendo responsável pela manutenção deles.

A empresa se enxerga como um concorrente de peso dentre os novos tratamentos que devem chegar em breve ao mercado, considerando que nenhuma outra empresa aborda deste ângulo a questão da calvície.

Quer ficar por dentro das principais notícias relacionadas à cura da calvície? Clique na barra a direita e coloque seu e-mail, sempre que houver novidade você será avisado.

5 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s