Replicel RCH-01, tratamento que pode curar a calvície chega em 2018

Posted by

Replicel

RepliCel é uma biotech startup canadense de medicina regenerativa, focada no desenvolvimento de terapias que se utilizam células autólogas.

A premissa adotada pela empresa é de que os processos degenerativos no corpo estão ligados a um déficit de células saudáveis necessárias para a cicatrização normal e função.

No tubo de ensaios, a empresa tem tratamentos destinados a tratar a tendinite crônica, envelhecimento da pele e calvície. A empresa também está desenvolvendo um dispositivo de injeção de próxima geração (RCI), que provavelmente será utilizado para preenchimentos estéticos, sendo mais precisão do que os métodos atuais de aplicação dessas substâncias.

O que é RCH-01? Como funciona?

Dentre as várias linhas de pesquisa da empresa, a tecnologia RCH-01 se destaca, uma vez que é direcionada ao tratamento da calvície.

Cuida-se de uma terapia que se utiliza de células autólogas da bainha radicular externa dos folículos capilares resistentes à DHT, aqueles dos lados e atrás da cabeça, que não caem com o passar do tempo.

Estes tipos específicos de células seriam extraídos de maneira similar a um transplante capilar convencional, através de uma biópsia, contudo em muito menor quantidade.

Removida a biópsia de 4-8 milímetros daquela área doadora, as células serão “multiplicadas” em um laboratório por um período de 3 meses, como se observa na gravura abaixo:

Replicel 2.jpg

Após a replicação bem-sucedida dessas células, elas serão injetadas de volta no couro cabeludo, na área calva e na sujeita à progressão da calvície, da maneira a imunizar os folículos ali existentes, bem como restaurar os já miniaturizados.

Estudos que dão suporte à teoria por trás do RCH-01

Um estudo de 2013 mostrou que a remoção de células da papila dérmica de um folículo causa a sua degeneração, sendo que esta degeneração coincide com o processo de miniaturização decorrente da alopecia androgenética (calvície padrão masculino).

A papila dérmica é também o principal local de ação do DHT, isto é, o local mais afetado por sua ação, é por ali que a destruição dos folículos é iniciada.

Os andrógenos Testosterona e Dihidrotestosterona se ligam ao receptor de andrógeno localizado na superfície dessas mesmas células.

Nota-se a vital importância dessas células para o processo de crescimento capilar. Com efeito, se repovoar a papila dérmica nas zonas afetadas pela calvície pode inverter todo o processo de miniaturização,  da mesma forma, substituindo as células da papila dérmica pode muito bem tornar alguém imune aos efeitos da perda de cabelo!

Ocorre que, Replicel não se utiliza de células da papila dérmica, mas sim da bainha radicular externa. Isso porque, acredita-se que as células da papila dérmica tem sua origem nas células da bainha radicular externa, razão pela qual, seria um processo mais simples e eficiente utilizar estas últimas no processo.

Essa é a teoria por trás de Replicel.

Parceria com a gigante japonesa Shiseido

bald-truth

Em julho de 2013, a gigante japonesa do setor de cosméticos Shiseido anunciou uma parceria com a canadense Replicel para desenvolver a tecnologia RCH-01.

O acordo dá a Shiseido uma licença geográfica exclusiva para usar a tecnologia de regeneração capilar RCH-01 da RepliCel no Japão, China, Coréia do Sul, Taiwan e os países da ASEAN, representando uma população de aproximadamente 2,1 bilhões de pessoas. Shiseido e RepliCel colaborarão na melhoria contínua da tecnologia e conduzirão ensaios clínicos humanos em cada um de seus territórios com o objetivo de comercializar o tratamento.

Mais do que isso, esse acordo significa a possibilidade de o tratamento ser ofertado muito antes no mercado do que imaginado, isso em razão da nova legislação japonesa referente à tratamentos do setor de medicina regenerativa (baseados em células), que permite a comercialização das terapias ainda durante a fase de testes.

Confira aqui a parte 2 desse post sobre Replicel, na qual trato dos investimentos feitos pela Shiseido no Japão com o intuito de desenvolver a tecnologia,  dos resultados alcançados e principalmente da previsão de chegada ao mercado.

Se você quer se manter atualizado e receber notícias sobre pesquisas relacionadas à cura definitiva para a calvície, clique no botão na barra direita superior do site, e se inscreva.

2 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s