A cura da calvície no início de 2017? Loção em desenvolvimento por GIGANTE laboratório italiano promete.

Posted by

Atualmente, dentre os tratamentos para calvície mais promissores, a loção elaborada por um respeitado médico italiano, o  Dr. Giovanni Brotzu, se destaca pelos resultados animadores, pela história de sua descoberta, e, principalmente, pela proximidade de comercialização.

brotzu

Quem é Dr. Brotzu

Trata-se de um conceituado médico italiano, especialista em diabetes e alterações circulatórias, com diversas patentes registradas nestas áreas ao longo de sua profícua carreira na medicina.

É nesse contexto, tratando pacientes com diabete durante toda a vida profissional, e lidando frequentemente com os problemas circulatórios decorrentes da doença, que o médico percebeu a utilidade e a eficácia de uma substância chamada PGE1 para o tratamento de ambas as formas de  alopecia, a areata e a androgênica.

Como ele fez a descoberta

Por vezes, o avanço da diabete tem como consequência a redução da circulação sanguínia, em razão do que, há o indesejado efeito da perda dos pelos, sobretudo nas regiões mais afetadas pela má-circulação, como as pernas, por exemplo.

Tencionando amenizar o problema em alguns de seus pacientes diabéticos, o Dr. Giovani Brotzu tratou esses pacientes com PGE1, observando que aqueles pelos  voltavam a crescer.

Não é novidade que a circulação pode estar implicada na calvície, embora o fator determinante seja a sensibilidade dos folículos ao DHT.

Nesse sentido, alguns estudos já relacionaram a calvície à circulação sanguínea, apesar do entendimento unânime na medicina de que o único fator a desencadear a calvície é a sensibilidade dos folículos ao DHT, parece haver evidência em contrário, de que a inflamação mediada pelo DHT causa danos, privando os folículos de sangue e dos nutrientes necessários para reparação.

Há a hipótese de que o próprio minoxidil, sendo um vaso dilatador, tem como mecanismo de ação a melhora circulatória na região dos folículos.

Quais são os ingredientes da loção?

Embora inicialmente contivesse PGE1, a loção teve que ser modificada, uma vez que as restrições ao uso cosmético da substância acarretariam a necessidade de longos testes, com múltiplas fases, que atrasariam em anos a comercialização do produto.

Por isso, o Dr. Brotzu substituiu o PGE1 pelo seu precursor, o DGLA, substância que gerou resultados até melhores que os decorrentes da administração do PGE1, de acordo com o médico.

A loção contém DGLA , equol e L -propionil -carnitina entre outros ingredientes. Destacamos o seguinte a respeito de cada ingrediente:

  • DGLA – É um precursor de PGE1, que há algum tempo já se sabe através de pesquisas tratar-se de um importante fator de estímulo ao crescimento dos fios;
  • Equol – Um antiandrogênico que reduz o DHT, sem que a enzima alfa 5 reductase seja afetada, evitando as possíveis efeitos colaterais causados pelo uso de finasterida, e e,
  • Veículo especial lipossomado –  Facilita a penetração dos ingredientes, e, sobretudo,  evitando efeitos colaterais decorrentes da absorção sistêmica do equol, limitando a redução do DHT ao folículo capilar.

Evidencias?

A loção foi criada pelo médico italiano Giovanni Brotzu para tratar as diversas alopecias:

  • Alopecia Areata – Á criança na imagem a seguir, portadora de alopecia areata, foi submetida ao tratamento com a locação durante um ano. Dr Brotzu LotionSe compararmos  com os resultados obtidos com o uso de medicamentos como a finasterida e mesmo minoxidil, são impressionantes os resultados, não?
  • Alopecia Androgenica – Atualmente, a empresa Fídia, que adquiriu a patente do produto, conduz um teste em pacientes portadores de AAG (padrão hereditário de calvície), cujo término ocorre agora no mês de agosto, sendo certo que os resultados serão publicados até o final do ano. Infelizmente, ainda não há imagens dos resultados.

Aquisição pela farmacêutica Fídia

A Fidia Farmaceutici SpA é uma empresa italiana que opera na área de produtos farmaceuticos. No passado, foi o quarto maior grupo farmacêutico da Itália.

Atualmente, a empresa tem foco na área de reparação de tecidos, comercializando produtos a base de ácido hialurônico, por exemplo.

O volume de negócios da empresa é de cerca de 130 milhões de euros.

Trata-se de uma grande empresa que adquiriu a fórmula do Dr. Brotzu e imediatamente iniciou testes em portadores de Alopecia Androgênica (calvície padrão masculino), mostrando-se interessada em comercializar a substância rapidamente.

Testes

Nesse momento, a Fidia realiza um teste com pacientes, portadores de AGA. Poucas informações são divulgadas pela fabricante, que se limita a dizer que publicará os resultados após o término do trial, no final do dess mês (agosto/2016)

Enquanto isso, o próprio Dr. Brotzu conduz um teste com portadores de Alopecia Areata, que, conforme alguns posts do médico no facebook, vão muito bem!

Previsão de comercialização

De acordo com a Fìdia e o próprio Dr. Brotzu, em 2017 o produto chegará ao mercado.

O remédio já em fase final de testes, tem previsão de comercialização em 2017. Sim, dentro de menos de 6 meses.

Meus comentários

Acredito na loção. Não se trata de uma cura definitiva para calvície. Mas sim, é um tratamento superior ao que temos no mercado. Isto é, um estimulante de crescimento superior ao minoxidil . Um antiandrogênico superior a finasterida,  e sem seus efeitos colaterais.

Além disso, qual a chance de um senhor de 81 anos de idade com uma reputação consolidada em um campo da medicina mais relevante do que calvície resolver a essa altura do campeonato manchar sua reputação? A essa altura da vida, estaria ele buscando ganhar mais dinheiro do que ganho em sua carreira como um dos mais respeitados médicos da Itália?

Os principais tratamentos para calvície foram descobertos acidentalmente. Minoxidil  era um vasodilatador. Finasterida um tratamento para câncer de próstata. Nizoral  tem como finalidade tratamento de patologias cutâneas. A loção também foi descoberta acidentalmente.

Por que ele patentearia algo que não fosse vendável? E mais, por que a gigante dos cosméticos  Fidia compraria a fórmula e investiria em testes se o produto fosse desprovido de mérito?

A fórmula da loção inova ao disponibilizar o DGLA, um precursor do PGE1,  que há muito tempo sabemos tratar-se de um fator de crescimento no ciclo do folículo capilar.

Além disso, é um tratamento que, até o momento, mostrou resultados tanto para alopecia areata, quanto androgênica.

Tudo isso leva a crer que se trata de um tratamento que logo logo, em alguns meses estará disponível para todos nós, atacando por novos ângulos esse problema multifacetado que é a calvície.

Se você quer se manter atualizado e receber notícias sobre pesquisas relacionadas à cura definitiva para a calvície, clique no botão na barra direita superior do site, e se inscreva.

One comment

  1. Maravilha!
    Qualquer produto que desenvolvam e seja melhor que seus anteriores é válido.
    Espero ansioso. 🙂
    Abs.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s